sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



Tema: Aprendendo com Atividades Lúdicas no Computador 


OBJETIVO:
Desenvolver a coordenação motora,a criatividade e a percepção visual.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* despertar o interesse pelo uso da informática e aproximá-lo do novo meio meio de comunicação através da história infantil;
* incluir no mundo da fantasia e da imaginação através da leitura;
* possibilitar em criar novas histórias;
* inserir no mundo das letras;
* usar as ferramentas do computador e da internet como: paint; jogos da memória e outros.


TEMPO ESTIMADO:
Durante o ano letivo – conforme a necessidade da turma.


PUBLICO ALVO:
Alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano.


MATERIAL NECESSÁRIO:
* computador e internet;
* CD rom e DVD educativos;
* CD de músicas infantis;
* DVD E CD de histórias infantis;


DESENVOLVIMENTO:

As atividades propostas serão desenvolvidas na sala de computação com grupos separados por idade, pois cada idade tem um ritmo distinto. Inicialmente apresentar dificuldades no manuseio do Mouse. Na primeira aula
colocar historia, músicas infantis e identificar os equipamentos que compõe o computador. Trabalhar com uma história , com uma duração de 16 minutos, neste primeiro momento, ou todos os alunos ficarem observando o mesmo micro, ou seria projetado para uma tela maior (data-show), após a leitura da historia conversar sobre ela e ao voltar para a sala e pedir para os alunos fazer um desenho sobre a história.
Na segunda aula, apresentar o programa Paint e como usá-lo, os alunos produzirão desenhos, figuras, riscos, o que conseguirem, será permitido fazer o que quiserem. A duração desta aula seria em torno de 30 minutos.
Na terceira aula, a coordenação motora, com o Mouse já estará melhor, devido à aula anterior, então brincar com o jogo da memória, onde os alunos terão que clicar em duas figuras, como diz a regra, com duração de 30 minutos.
As aplicabilidades destas atividades visam muito trabalho cognitivo dos alunos que em áreas específicas, mas ele pode ser aplicado nas áreas de matemática, artes, linguagem, psicomotora e em projetos, somente adequando a novas realidades. 


AVALIAÇÃO:

Avaliação feita será com relação ao interesse dos alunos, e quando não houver, será necessário modificar a forma de trabalhar para que estes possam se interessar. 




CONCLUSÃO DAS AULAS:
As aulas foram bem planejadas e prazerosas. Os alunos fizeram as atividades com interesse. Foi gratificante, pois houve um resultado positivo. Através destas aulas dadas tanto os alunos quanto o professor aprenderam muito, isto contribuirá para que façamos cada vez melhor.

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