terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA A 6º AO 9º ANO


      O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano

A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade.

Objetivo:

            Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.

Expectativas de aprendizagem:
 
■ Ler individualmente e em grupo, identificar recursos linguísticos.
■ Discutir sobre os textos lidos.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo e consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
                                                                                                                Revista Nova Escola


 Objetivos Gerais


  • Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura e escrita, associando as novas situações de aprendizagens e situações práticas;
  • Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos(informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos);
  • Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita;
  • Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita;
  • Aprimorar o gosto pela leitura;
  •  Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
 
Objetivos Específicos

  • Desenvolver a habilidade oral e escrita;
  • Desenvolver a habilidades de produção textual individuais e coletivos;
  • Compreender o texto lido;
  • Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais;
  • Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos linguísticos no texto;
  • Estabelecer relações entre os textos lidos;
  • Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a escrita;
  • Refletir sobre direitos e deveres que possui;
  • Criar regras de convívio para a sala de aula;
  • Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos;
  • Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de pesquisas.


Metodologias e Estratégias

  •  Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva de textos diversos;
  • Análise de textos e interpretação de gravuras;
  • Reprodução de textos;
  • Consulta ao dicionário;
  • Comentários sobre os gêneros textuais;
  • Identificação e emprego das regras gramaticais trabalhadas;
  • Seminários;
  • Reconhecimento de frases ou períodos que não pertencem ao texto;
  • Inserção de informação desordenada no texto;
  • Organização (reconstrução) de textos;
  • Pesquisas;
  •  História de vida;
  •  Leitura coletiva de um livro;
  •  Debates, filmes;
  •  Dinâmicas, tarefas para casa do livro didático
           

Conteúdos  do 6° ano  

1º bimestre  
                                                                         
GRAMÁTICA
        Frase – tipos de frases
        Oração e período
        Sujeito e predicado
        Classificação do sujeito
        Substantivos
        Classificação dos substantivos
ORTOGRAFIA
         Emprego do S e do Z

LINGUAGEM
         Verbal e não verbal
Textos: narrativos e relatos de memórias

2º bimestre 
     
GRAMÁTICA
        Estudo dos pronomes
       Classificação dos pronomes pessoais
       Sujeito implícito e indeterminado        Classificação do sujeito
ORTOGRAFIA
        Emprego do G


Textos: Gêneros de tradição oral  e texto explicativo

 3º bimestre 
     
GRAMÁTICA
         Adjetivo e locução adjetiva
        Estudo dos pronomes demonstrativos e   possessivos
        Estudo do artigo
        Estudo e classificação dos numerais
        Flexão de número dos substantivos e adjetivos
        Formação do plural dos substantivos e adjetivos
ORTOGRAFIA
         Palavras homônimas


Textos: Verbete de enciclopédia

 4º bimestre   
   
GRAMÁTICA
        Flexão de gênero dos substantivos e adjetivos
        Formação do feminino dos substantivos e adjetivos
        Estudo do verbo: flexões, modos e tempos
ORTOGRAFIA
         Classificação das palavras quanto á tonicidade
         Acentuação das oxítonas



Textos: Poema e texto instrucional

Conteúdos  do 7° ano  

1º bimestre   
                                                                        
GRAMÁTICA
         Oração sem sujeito
         Predicado - Tipos de predicado
         Modo subjuntivo
         Tempo do modo subjuntivo
         Adjunto adverbial
ORTOGRAFIA
         Acentuação dos monossílabos
         Emprego do x e ch


Textos: narrativos e relatos de memórias

2º bimestre    
  
GRAMÁTICA
         Advérbio e locução adverbial
         Classificação dos advérbios
         Verbos irregulares-modo indicativo
         Classificação dos verbos
LINGUAGEM
         Linguagem figurada


Textos: Gêneros  poema e anúncio de campanha

 3º bimestre 
     
GRAMÁTICA
         Preposição
         Combinação e contração das preposições
         Pronomes pessoais oblíquos
         Verbos irregulares do modo subjuntivo
ORTOGRAFIA
         Emprego do são, cão, ssão
         Acentuação das paroxítonos
         Emprego do g e do j

Textos: Seminário e notícia

 4º bimestre   
   
GRAMÁTICA
        Vocativo
         Interjeição
         Modo imperativo
         Formas do imperativo
         Imperativo afirmativo e negativo
Textos: Reportagem

Conteúdos  do 8° ano  

1º bimestre
                                                                           
GRAMÁTICA
        Predicado verbo-nominal
        Verbos ser e estar
        Vozes do verbo
ORTOGRAFIA
         Acentuação dos hiatos
         Emprego dos porquês
Textos: narrativos e relatos de memórias

2º bimestre  
    
GRAMÁTICA
         Função do se
         O verbo pôr
         Verbos ter e haver
         Complemento nominal
         Aposto
ORTOGRAFIA
         Homófonas e homógrafas
PONTUAÇÃO
         Orações coordenadas
Textos: Gênero artigo de opinião e texto explicativo

3º bimestre 
     
GRAMÁTICA
         Período composto por coordenação
         Classificação das orações coordenadas
         Período composto por subordinação
         Classificação das subordinadas
Textos: Poema e debate

 4º bimestre 
     
GRAMÁTICA
         Orações subordinadas adverbiais
         Classificação das subordinadas adverbiais
PONTUAÇÃO
         Vírgulas nas orações subordinadas


Textos: Autobiografia

Conteúdos  do 9° ano  

1º bimestre      
                                                                     
GRAMÁTICA
         Orações subordinadas substantivas
         Períodos mistos
         Orações subordinadas adjetivas
         Pronomes relativos
ORTOGRAFIA
         Estudo de algumas palavras e expressões
LINGUAGEM
         Sinônimo, antônimo, hiperônimos
         Polissemia
Textos: crônicas literárias e exposição oral

2º bimestre
      
GRAMÁTICA
         Estrutura das palavras
         Formação das palavras
         Derivação e composição


LINGUAGEM
         Estudo dos radicais
Textos: Gêneros de tradição oral  e texto explicativo

 3º bimestre
      
GRAMÁTICA
         Concordância nominal
         Concordância verbal

LINGUAGEM
         Figurada 1 e 2
Textos: Resenha crítica e debate

 4º bimestre    
  
GRAMÁTICA
         Regência verbal
         Versificação
         Classificação das rimas
ORTOGRAFIA
         Crase
LINGUAGEM
         Figurada 3
Textos: Poema e biografias

Avaliação

           A avaliação será processual e contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e escrita dos textos e das atividades, a discussão em grupos, a análise das características textuais, dos elementos gramaticais e ortográficos e a discussão das questões apresentadas.

1. Avaliação da sequência didática:
• Leitura e interpretação de texto;
• Gramática;
• Linguagem;
• Ortografia.
1.Avaliação formativa:


24 comentários:

  1. Muito bem organizado. Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Gostei... Parabéns aos organizadores..!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Muito me auxiliou. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito e me ajudou muito obiobrig

    ResponderExcluir
  5. Muito bom plano realistico com a series propostas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante, esse plano me ajudou bastante .

    ResponderExcluir
  7. Parabéns. Mas gostaria de um auxílio referente a um plano anual dividido em 3 unidades, baseado no livro didático: Se. Liga na Língua, 8 ano, Ed. Moderna. Email: ancarbis@gmail.com

    ResponderExcluir