sábado, 27 de fevereiro de 2016

TRABALHO SOBRE MÚSICA E TERRITORILIDADE- DIVERSIDADE​

Tema: 

        Diversidade Territorial

Justificativa: 

           Levando em consideração o descaso, o preconceito e o desrespeito que as pessoas em em relação a música e territorialidade no Brasil.    
        Na escola é um lugar que podemos abordar esse assunto, formando alunos em cidadãos que respeitam os direitos e os valores humanos.  
         Para Goulart e Antunes, o território é entendido como uma condição inerente ao homem, no sentido que cada ser humano, ou qualquer coletividade, desenvolve um conjunto de relações com a exterioridade e/ou alteridade por meio de mediadores ou instrumentos. 
           De acordo com Goulart, a música é uma linguagem universal, porque através dela, é possível comunicar ideias, sentimento e ações produzidas na sociedade.

Objetivo:
 
             Compreender e respeitar a cultura musical dentro de sua territorialidade.

Público Alvo:
 Nome da escola
 Cidade
 Turma: 
 Quantidade de alunos:
 Idade:

Recursos:
         Quadro giz, giz, computador, internet, Cartolina, caneta hidro-cor, DVD, TV, Som, Caixa de Som, Letras de música e outros.

 Expectativas de Resultados:
 
           O resultado foi positivo, pois os alunos aprenderam a importância e a valorização sobre música e territorialidade. Foi muito proveitoso o conhecimento passado e certamente as expectativas foram alcançadas.

Relato Evidenciado na Prática:

        Os alunos em grupo pesquisaram sobre territorialidade musical, utilizando o laboratório de informática da escola.
           Com a pesquisa pronta debatemos em sala de aula. Depois foi apresentado para a turma a música regional brasileira e sua territorialidade que cada grupo pesquisou.

Reflexões/ Considerações: 
 
           Esse trabalho acrescentou muito para a minha docência, pois foi gratificante em ver que os alunos entenderam a importância da música e territorialidade.
           A comunicação entre professor e alunos foi imprescindível, pois ambos aprenderam  que respeitar o próximo, contribui para o desenvolvimento humano.
  
Referências:
GOULART, Beatriz Ligia; ANTUNES, Márcio Fenili. O Território e as Territorialidades.
GOULART, Ligia Beatriz. A Música como linguagem para ensinar.
 
 

 









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