Tema:
Diversidade Territorial
Justificativa:
Levando em consideração o descaso, o preconceito e o desrespeito que as pessoas em em relação a música e territorialidade no Brasil.
Na escola é um lugar que podemos abordar esse assunto, formando alunos em cidadãos que respeitam os direitos e os valores humanos.
Para Goulart e Antunes, o território é entendido como uma condição inerente ao homem, no sentido que cada ser humano, ou qualquer coletividade, desenvolve um conjunto de relações com a exterioridade e/ou alteridade por meio de mediadores ou instrumentos.
De acordo com Goulart, a música é uma linguagem universal, porque através dela, é possível comunicar ideias, sentimento e ações produzidas na sociedade.
Objetivo:
Compreender e respeitar a cultura musical dentro de sua territorialidade.
Público Alvo:
Nome da escola
Cidade
Turma:
Quantidade de alunos:
Idade:
Recursos:
Quadro giz, giz, computador, internet, Cartolina, caneta hidro-cor, DVD, TV, Som, Caixa de Som, Letras de música e outros.
Expectativas de Resultados:
O resultado foi positivo, pois os alunos aprenderam a importância e a valorização sobre música e territorialidade. Foi muito proveitoso o conhecimento passado e certamente as expectativas foram alcançadas.
Relato Evidenciado na Prática:
Os alunos em grupo pesquisaram sobre territorialidade musical, utilizando o laboratório de informática da escola.
Com a pesquisa pronta debatemos em sala de aula. Depois foi apresentado para a turma a música regional brasileira e sua territorialidade que cada grupo pesquisou.
Reflexões/ Considerações:
Esse trabalho acrescentou muito para a minha docência, pois foi gratificante em ver que os alunos entenderam a importância da música e territorialidade.
A comunicação entre professor e alunos foi imprescindível, pois ambos aprenderam que respeitar o próximo, contribui para o desenvolvimento humano.
Referências:
GOULART, Beatriz Ligia; ANTUNES, Márcio Fenili. O Território e as Territorialidades.
GOULART, Ligia Beatriz. A Música como linguagem para ensinar.
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