Tema:
O Papel da
Televisão na Educação
Turma:
7 °ano do Ensino Fundamental
Duração:
2 aulas
Período: Matutino
Conteúdo:
Televisão e Cultura
indígena
Conceito:
Educação, povos
indígenas, diversidade e respeito
Objetivo
Geral:
Conhecer
a cultura indígena e como vivem as comunidades indígenas atualmente.
Objetivos
Específicos:
- dinamizar a prática pedagógica através da leitura sobre a cultura indígena;
- mostrar a importância da cultura indígena através de filmes, vídeos, livros, reportagens, livros didáticos e em programas de TV;
- pesquisar informações complementares para enriquecer o conhecimento sobre a cultura indígena;
- expor o seu ponto de vista diante de uma informação ou fatos levantando argumentos de sustentação para sua opinião dentro dos textos estudados;
- incluir o educando no mundo da cultura indígena;
- possibilitar a aprendizagem significativa, crítica e eficaz;
Competências: Compreender
e respeitar a cultura indígena e identificar a imagem
do índio na
televisão, reportagens, revistas, livros, livros didáticos e filmes ou vídeos.
- Leitura e debate sobre a cultura indígena;
- Exibição de vídeos e filmes sobre a cultura indígena;
- Pesquisar sobre a referência indígena em programas de tv, livros didáticos, livros, reportagens, revistas e filmes ou vídeos;
PERGUNTAS:
a) Quantas etnias indígenas você acha
que existem no Brasil hoje?
b) Mencione três fatos importantes que aconteceram com
povos indígenas no passado.
c) Qual a personalidade indígena que você acha que foi, ou
é, a mais importante?
Você conhece alguma personalidade indígena (atual ou do
passado)? Quem? Por que ela é importante?
d) Em quais programas de televisão, ou filmes, você lembra
ter visto índios? Como eles eram apresentados?
e) Você lembra ter visto índios em algum desenho? Qual?
f) Como se reconhece um índio na televisão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário