O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano
A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade.
Objetivo:
Formar alunos capazes de usar
adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir
criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de
Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.
Expectativas de aprendizagem:
■ Ler individualmente e em grupo, identificar recursos linguísticos.
■ Discutir sobre os textos lidos.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo e consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
Objetivos Gerais
- Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura e escrita, associando as novas situações de aprendizagens e situações práticas;
- Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos(informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos);
- Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita;
- Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita;
- Aprimorar o gosto pela leitura;
- Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
Objetivos Específicos
- Desenvolver a habilidade oral e escrita;
- Desenvolver a habilidades de produção textual individuais e coletivos;
- Compreender o texto lido;
- Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais;
- Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos linguísticos no texto;
- Estabelecer relações entre os textos lidos;
- Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a escrita;
- Refletir sobre direitos e deveres que possui;
- Criar regras de convívio para a sala de aula;
- Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos;
- Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de pesquisas.
Metodologias e Estratégias
- Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva de textos diversos;
- Análise de textos e interpretação de gravuras;
- Reprodução de textos;
- Consulta ao dicionário;
- Comentários sobre os gêneros textuais;
- Identificação e emprego das regras gramaticais trabalhadas;
- Seminários;
- Reconhecimento de frases ou períodos que não pertencem ao texto;
- Inserção de informação desordenada no texto;
- Organização (reconstrução) de textos;
- Pesquisas;
- História de vida;
- Leitura coletiva de um livro;
- Debates, filmes;
- Dinâmicas, tarefas para casa do livro didático
Conteúdos
do 6° ano
1º bimestre
GRAMÁTICA
Frase
– tipos de frases
Oração
e período
Sujeito
e predicado
Classificação
do sujeito
Substantivos
Classificação
dos substantivos
|
ORTOGRAFIA
Emprego
do S e do Z
LINGUAGEM
Verbal
e não verbal
|
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre
GRAMÁTICA
Estudo
dos pronomes
Classificação
dos pronomes pessoais
Sujeito
implícito e indeterminado Classificação
do sujeito
|
ORTOGRAFIA
Emprego
do G
|
Textos: Gêneros de tradição oral e texto
explicativo
3º
bimestre
GRAMÁTICA
Adjetivo
e locução adjetiva
Estudo
dos pronomes demonstrativos e possessivos
Estudo
do artigo
Estudo
e classificação dos numerais
Flexão
de número dos substantivos e adjetivos
Formação
do plural dos substantivos e adjetivos
|
ORTOGRAFIA
Palavras
homônimas
|
Textos: Verbete de enciclopédia
4º
bimestre
GRAMÁTICA
Flexão
de gênero dos substantivos e adjetivos
Formação
do feminino dos substantivos e adjetivos
Estudo
do verbo: flexões, modos e tempos
|
ORTOGRAFIA
Classificação
das palavras quanto á tonicidade
Acentuação
das oxítonas
|
Textos: Poema e texto instrucional
Conteúdos
do 7° ano
1º
bimestre
GRAMÁTICA
Oração
sem sujeito
Predicado - Tipos
de predicado
Modo
subjuntivo
Tempo
do modo subjuntivo
Adjunto
adverbial
|
ORTOGRAFIA
Acentuação
dos monossílabos
Emprego
do x e ch
|
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre
GRAMÁTICA
Advérbio
e locução adverbial
Classificação
dos advérbios
Verbos
irregulares-modo indicativo
Classificação
dos verbos
|
LINGUAGEM
Linguagem
figurada
|
Textos: Gêneros poema e anúncio de campanha
3º
bimestre
GRAMÁTICA
Preposição
Combinação
e contração das preposições
Pronomes
pessoais oblíquos
Verbos
irregulares do modo subjuntivo
|
ORTOGRAFIA
Emprego
do são, cão, ssão
Acentuação
das paroxítonos
Emprego
do g e do j
|
Textos: Seminário e notícia
4º
bimestre
GRAMÁTICA
Vocativo
Interjeição
Modo
imperativo
Formas
do imperativo
Imperativo
afirmativo e negativo
|
Textos: Reportagem
Conteúdos
do 8° ano
1º
bimestre
GRAMÁTICA
Predicado
verbo-nominal
Verbos
ser e estar
Vozes
do verbo
|
ORTOGRAFIA
Acentuação
dos hiatos
Emprego
dos porquês
|
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre
GRAMÁTICA
Função
do se
O
verbo pôr
Verbos
ter e haver
Complemento
nominal
Aposto
|
ORTOGRAFIA
Homófonas
e homógrafas
PONTUAÇÃO
Orações
coordenadas
|
Textos: Gênero artigo de opinião e texto
explicativo
3º bimestre
GRAMÁTICA
Período
composto por coordenação
Classificação
das orações coordenadas
Período
composto por subordinação
Classificação
das subordinadas
|
Textos: Poema e debate
4º
bimestre
GRAMÁTICA
Orações
subordinadas adverbiais
Classificação
das subordinadas adverbiais
|
PONTUAÇÃO
Vírgulas
nas orações subordinadas
|
Textos: Autobiografia
Conteúdos
do 9° ano
1º
bimestre
GRAMÁTICA
Orações
subordinadas substantivas
Períodos
mistos
Orações
subordinadas adjetivas
Pronomes
relativos
|
ORTOGRAFIA
Estudo
de algumas palavras e expressões
LINGUAGEM
Sinônimo,
antônimo, hiperônimos
Polissemia
|
Textos: crônicas literárias e exposição oral
2º bimestre
GRAMÁTICA
Estrutura
das palavras
Formação
das palavras
Derivação
e composição
|
LINGUAGEM
Estudo
dos radicais
|
Textos: Gêneros de tradição oral e texto
explicativo
3º
bimestre
GRAMÁTICA
Concordância
nominal
Concordância
verbal
|
LINGUAGEM
Figurada
1 e 2
|
Textos: Resenha crítica e debate
4º
bimestre
GRAMÁTICA
Regência
verbal
Versificação
Classificação
das rimas
|
ORTOGRAFIA
Crase
LINGUAGEM
Figurada
3
|
Textos: Poema e biografias
Avaliação
A avaliação será processual e contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e escrita dos textos e das atividades, a discussão em grupos, a análise das características textuais, dos elementos gramaticais e ortográficos e a discussão das questões apresentadas.
1. Avaliação da
sequência didática:
• Leitura e interpretação de texto; • Gramática; • Linguagem; • Ortografia. |
1.Avaliação formativa:
|
Gostei.Muito útil.
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirMuito bem organizado. Parabéns pelo excelente trabalho.
ResponderExcluirGostei bem organizado
ResponderExcluirGostei... Parabéns aos organizadores..!!
ResponderExcluirGostei muito e foi muito útil.
ResponderExcluirParabéns
Excelente! Muito me auxiliou. Parabéns!!!
ResponderExcluirGostei muito e me ajudou muito obiobrig
ResponderExcluirParabéns pela organizaçao
ResponderExcluirMuito bom!Parabéns!
ResponderExcluirParabéns, muito bom
ResponderExcluirParabéns, muito bom
ResponderExcluirParabéns, muito bom.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns. Ótimo!
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirExcelente! Muito me auxiliou.
ResponderExcluirMuito bom gostei.
ResponderExcluirMuito bom plano realistico com a series propostas.
ResponderExcluirMuito bom! Perfeito.
ResponderExcluirGostei bastante, esse plano me ajudou bastante .
ResponderExcluirMuito importante... Perfeito
ResponderExcluirParabéns,vai me auxiliar muito.
ResponderExcluirParabéns. Mas gostaria de um auxílio referente a um plano anual dividido em 3 unidades, baseado no livro didático: Se. Liga na Língua, 8 ano, Ed. Moderna. Email: ancarbis@gmail.com
ResponderExcluir